Multivacinação infantil começa no dia 24

Pais de crianças menores de cinco anos deverão comparecer a postos de saúde, entre 24 e 30 de agosto, com as cadernetas de vacinação. Nesse período, o governo fará a atualização das doses em atraso das vacinas infantis que constam do calendário público de imunizações: BCG (tuberculose), hepatite B, penta (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b), pólio (forma inativada e oral), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

O dia de mobilização nacional será no sábado, 24. O público-alvo da campanha é de 14,4 milhões de crianças. Em estados do Norte e do Nordeste e em municípios de outras regiões prioritários para o Brasil Sem Miséria, o governo oferecerá às crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos uma dose de vitamina A.

A campanha para a atualização das vacinas é uma estratégia nova. Até 2011, no mês de agosto tradicionalmente ocorria a segunda campanha de vacinação contra a pólio.

A previsão do governo era começar a oferecer a vacina contra a catapora (dentro da vacina tetraviral) já nessa campanha. No entanto, houve atraso na entrega. Com isso, a vacina será ofertada a partir de 1º de setembro nos postos de saúde.

 

Fonte: Folha de S. Paulo