CAS aprova duas indicações de diretores para a Anvisa

diretoresA Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (30), os nomes de Renato Porto e William Dib para ocuparem cargos na diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As mensagens seguem para análise do Plenário.

 

Renato Porto, formado em Direito e com especialização em Vigilância Sanitária e Direito Processual Civil, já foi diretor da Anvisa e agora obtém mais um mandato de dois anos de trabalho na diretoria colegiada. Durante a sabatina, em resposta ao senador Dalirio Beber (PSDB-SC), citou como meta combater uma das maiores dificuldades enfrentadas na entidade em sua primeira passagem: as diversas metodologias de trabalho e formas de gestão, que acabam limitando a atuação e estendendo prazos desnecessariamente. "É uma grande agência com vários tipos de serviço que precisam ser homogeneizados", disse.

 

Servidor de carreira da agência desde 2005, Porto também mencionou avanços obtidos nos últimos anos e que renderão frutos futuramente, como a resolução que obrigou toda a indústria alimentícia a destacar a existência de proteínas alergênicas de determinado produto em suas embalagens. O trabalho se deu a partir do esforço de quatro mães que pediram providências à agência. "Me deu muito orgulho e mostra a capacidade da agência de receber demandas da sociedade", disse.

 

Outro trabalho destacado foi a aprovação do Brasil para fazer parte da Conferência Internacional em Harmonização (ICH). Ele classificou a entidade como a “ONU dos medicamentos” e observou que integrá-la coloca o país em contato com as técnicas e normas mais avançadas do mundo, facilitando procedimentos para a aprovação do uso de fármacos pelo Brasil. "É a grande chancela da qualidade da regulação brasileira", comemorou.

 

O relator da mensagem com a indicação – que recebeu 14 votos – foi o senador Dario Berger (PMDB-SC). Já William Dib é médico cardiologista, professor da área de saúde, especializado em Saúde Pública e Administração Hospitalar. Já foi prefeito, vice-prefeito, secretário de saúde e deputado federal. "Vim disposto a colaborar com o que já tem sido feito pela Anvisa, para que a agencia consiga atender aos reclamos da sociedade, me aliando ao alto trabalho de qualidade que já tem sido feito. Não vou inventar a roda", afirmou.

 

A mensagem foi relatada pelo senador João Alberto Souza (PMDB-MA).

 

Fonte: Agência Senado