Anvisa apresenta soluções a pleitos do setor regulado

jarbas-barbosa2O diretor-presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, apresentou, nesta segunda-feira (5/12), uma série de providências tomadas para atender às reivindicações de dirigentes da área regulatória e de associações representativas, levantadas durante o primeiro de uma série de encontros que a Agência agendou com o setor regulado, em setembro passado. Este fórum de bate-papo está dentro da estratégia da Anvisa de conferir mais transparência, agilidade e efetividade na relação com o setor.

 

A exemplo da primeira reunião, a segunda conversa entre o setor regulado e a Anvisa, no auditório da Agência, em Brasília, teve como convidados representantes de empresas das áreas de medicamentos, produtos para a saúde, cosméticos, pesquisas, alimentos, produtos de limpeza e operadores de logística, entre outros.

 

Ao todo, estiveram presentes 131 dirigentes de associações e representantes das indústrias, além de gestores das áreas da Agência que têm maior interface com o cotidiano das empresas.

 

Na sua apresentação, Jarbas Barbosa exibiu infográficos com os pontos questionados pelas empresas durante o encontro do dia 19 de setembro. Ao lado das oportunidades de melhorias apontadas pelo setor regulado, o material exibido pelo diretor-presidente mostra uma coluna na qual foram colocadas as soluções identificadas pela Anvisa e seus respectivos prazos de implantação.

 

Jarbas Barbosa dividiu os pontos por blocos e tratou sobre os canais de comunicação da Anvisa com o setor regulado, os sistemas e o tratamento dos processos das empresas.

 

Após concluir a apresentação, Barbosa convidou a plateia a apresentar suas posições e eventuais críticas. “Lembrando que aqui é um espaço livre, pautado pela transparência e aberto à manifestação de todos”, afirmou o diretor-presidente.

 

Os representantes das empresas trouxeram novas contribuições ao debate, ressaltando a importância e parabenizando a iniciativa da Anvisa de chamar o setor regulado para um debate franco e aberto.

 

Vários participaram do debate, colocando algumas críticas a situações pontuais, que ora comprometem a agilidade na liberação de mercadorias nos portos e aeroportos, e sugestões para melhorar a comunicação com as empresas, além de observações para resoluções da Agência que estão em consulta pública.

 

As reuniões da Anvisa com o setor regulado objetivam estabelecer um canal de diálogo com as empresas, o que certamente levará a uma melhoria dos processos de trabalho da Agência. A terceira “DR com o setor”, como foi apelidado este canal de interlocução, está prevista para acontecer em março de 2017.

 

Acesse aqui a apresentação do diretor-presidente.

 

Fonte: Anvisa