Curso em Biotecnologia Farmacêutica da UFRJ está com inscrições abertas

inovacaoO TBiofar - Programa de Treinamento em Biotecnologia Farmacêutica - é um programa inovador, que tem como objetivo contribuir para reduzir a carência de mão-de-obra especializada nesta área no Brasil e, assim, auxiliar no desenvolvimento da indústria biofarmacêutica no País.

O TBiofar foi concebido como uma grande parceria entre a universidade, empresas produtoras públicas e privadas, empresas fornecedoras e agências governamentais. O objetivo é, através da formação de mão-de-obra qualificada, possibilitar ao País reduzir a defasagem industrial nesta área, permitindo a produção no Brasil e consequente redução de importações dos modernos medicamentos de origem biotecnológica, tão importantes no tratamento de doenças como câncer, artrite reumatoide e outras.

 

O TBiofar está sediado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e sua realização está sob responsabilidade da COPPE/Programa de Engenharia Química e da Escola de Química (EQ), sob a coordenação das Profas. Leda Castilho (COPPE) e Andréa Salgado (EQ).

 

O programa tem como objetivo formar pessoal bem treinado nas diferentes áreas que são de relevância para o desenvolvimento da indústria biofarmacêutica no Brasil, em diferentes níveis: graduação, pós-graduação e pessoal da indústria. Formando recursos humanos da indústria e para a indústria, o programa espera reduzir o gargalo de mão-de-obra especializada existente hoje no Brasil. A grande maioria dos cursos terá, além da teoria, atividades experimentais e/ou oficinas e estudos de caso, para que seja um treinamento “hands-on” diferenciado. Haverá desde cursos com parte prática envolvendo construção de vetores e transfecção de células ou montagem e operação de biorreatores, até cursos em que os participantes elaborarão um plano de negócios e farão a modelagem econômico-financeira e avaliação de retorno de um projeto no setor.

 

Em nível de graduação, cabe ressaltar que a Escola de Química da UFRJ criou a “ênfase em Biotecnologia Farmacêutica”, a ser conferida aos estudantes do curso de Engenharia de Bioprocessos que cursem, com aproveitamento, pelo menos 20 créditos dentre os cursos do TBiofar e que façam sua monografia ou projeto final de curso em tema de relevância para a área biofarmacêutica, preferencialmente em tópicos de interesse da indústria. Os primeiros engenheiros de bioprocessos da EQ/UFRJ com certificado de “ênfase em Biotecnologia Farmacêutica” colarão grau em março de 2016.

 

Alunos do curso de Biotecnologia da UFRJ (Pólo de Xerém) e de outros cursos de graduação também poderão cursar os módulos do TBiofar como optativas (de escolha livre ou condicionada, dependendo do curso de graduação).

 

Para auxiliar na criação e melhoramento contínuo dos cursos, na discussão dos tópicos a serem abordados e na demanda dos cursos em função do tempo, foi criado um conselho consultivo do TBiofar, do qual participam empresas produtoras públicas (BioManguinhos/Fiocruz, Instituto Vital Brazil, Hemobras e LNBio), empresas produtoras privadas (Biolotus, Bionovis, Hygeia, Laborvida, Orygen e Recepta Biopharma), empresas fornecedoras de insumos e equipamentos (Merck Millipore, GE, Thermo e Sartorius) e agências governamentais envolvidas na formulação e execução de políticas públicas de relevância para o setor (BNDES, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI e Grupo Executivo de Ciências da Vida – GECIV/RJ).

 

As empresas fornecedoras de insumos e equipamentos têm contribuído de forma importante não apenas na discussão do programa de treinamento, mas também fornecerão os reagentes e equipamentos de demonstração necessários para a realização dos cursos que têm parte prática. Colaborações de outras empresas fornecedoras também são bem-vindas.

 

Local

Os treinamentos teóricos serão ministrados no Rio de Janeiro, na Ilha do Fundão, no campus da UFRJ, podendo ser na Fundação Bio-Rio, na EQ/UFRJ (bloco E do Centro de Tecnologia da UFRJ) ou na COPPE/UFRJ (bloco G do Centro de Tecnologia da UFRJ, situado à Av. Horácio Macedo, 2030 - Ilha do Fundão.

 

Inscrições

Para os alunos da UFRJ, as inscrições serão realizadas pelo sistema SIGA (pós-graduação) ou mediante entrega de requerimento à Seção de Ensino da unidade da UFRJ (graduação). Obviamente, para este público os cursos serão totalmente gratuitos.

 

Para o público externo à UFRJ, as inscrições devem ser realizadas mediante envio de breve resenha curricular ou link do CV Lattes para o e-mail:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , no máximo até 1 dia útil antes do início do respectivo curso.

 

Serão oferecidos, ao longo do tempo, no total, 14 cursos, sendo que o primeiro deles é pré-requisito para os demais. As vagas nos cursos são limitadas.

 

Mais informações acesse: http://tbiofar.peq.coppe.ufrj.br